domingo, 29 de janeiro de 2012

TRANSBORDAR: A medida de Deus

        A palavra "Transbordar", segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, significa "sair das bordas, extravasar". É exatamente isso que penso quando falo de um Deus "exagerado". Isso mesmo!     Quando passamos a ter mais intimidade com as coisas do alto e conhecimento da Palavra de Deus (Bíblia), descobrimos que o nosso Senhor vai sempre além das medidas.
Não há padrão de medidas para TRANSBORDANTE
         Assim como não há linguagem humana capaz de pronunciar o nome verdadeiro de Deus (não que "Deus" não seja seu nome! Em breve falaremos sobre isso), assim também Suas medidas não podem ser compreendidas pelas humanas.Não existe nenhum cientista que possa dar as referências de medidas para algo transbordante.
     Quando o Senhor Jesus disse que todo aquele que desse algo de si para Deus receberia em troca "boa medida, recalcada, sacudida e transbordante" (Lc.6:38), Ele queria dizer que a vida daquele que se entrega corpo, alma e espírito ao Senhor tem direito a uma vida sem medidas da parte do Criador. 
       Sem medidas em quê? Em tudo, pois além de ser "exagerado", Ele também é "completo"!
       Não nos convence a idéia de um Deus que atenda apenas as necessidades parciais dos seres humanos. Uma vez que entregou tudo de Si quando enviou Seu Único Filho para morrer na cruz, alí estava a garantia de saciedade completa: Transbordar no poder do Seu Espírito Santo, de paz interior, familiar, sentimental e financeira. É como se Deus falasse a uma pessoa que se julga abençoada em tudo: "Meu filho, para Mim ENCHER NÃO É O SUFICIENTE, É PRECISO TRANSBORDAR!" Maravilha!
        Observe um dos dois Salmos mais citados no mundo: "O Senhor é meu pastor e nada me faltará" (Sl.23). Para muitos esse cântico sagrado já não tem mais valor, pela banalidade que é pronunciado. Talvez você já tenha visto  salmos 23 empoeirados desde atrás de portas de borracharias, até escondidos nos fundos de velhas carteiras para "trazer sorte, dinheiro e não faltar nada". Talvez você até carregue um para atrair alguma coisa. Mas o Salmos 23 não é amuleto.
         A riqueza desses versos escritos quando Davi estava em profunda comunhão com Deus, fala de uma saciedade espiritual e material que poucos possuem no mundo. 
        Meditando sobre o assunto, julguei válido compartilhar com você a fim de que possa aplicar essa verdade em seu dia a dia.Não como um patuá que nem é lido, mas como promessas que por si já bastam para ter uma vida inteira na medida de Deus, ou seja, TRANSBORDANTE!


SALMO 23:1-6 
                 
01 - “O SENHOR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ”: 
        Quando Davi diz“nada faltará”, significa que a promessa é completa para todas as áreas da vida humana. Mas observe que, embora tudo isso seja maravilhoso, existe uma condição: que Deus seja o seu Pastor. É preciso deixar-se guiar por Ele, e não por entendimento próprio, muito menos por sentimentos.

02 - “DEITAR-ME FAZ EM VERDES PASTOS, GUIA-ME PELAS ÁGUAS TRANQUILAS”:         
      Significa ter prosperidade sem preocupações. Os verdes pastos é um lugar espiritual de abundância. As águas tranqüilas referem-se a paz, pois muitas pessoas têm muito dinheiro, mas não possuem paz, nem condições de desfrutar o que conquistaram.

03 - “REFRIGERA MINHA ALMA; GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA POR AMOR DO TEU NOME”:
         Essa promessa é para a vida espiritual, de ter uma alma sem aflições ou culpa. Além disso, Deu promete se manifestar em forma de justiça, não pelo que somos, mas por amor ao nome Dele.

04 - “AINDA QUE EU ANDASSE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE, NÃO TEMERIA MAL ALGUM, PORQUE TU ESTÁS COMIGO; A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM”:
          O vale da sombra da morte é um lugar espiritual do mal, onde a pessoa passa por situações que beiram a própria morte. Embora o ser humano mesmo sendo cristão, poderia seguir por caminhos errados, a vara e o cajado do Pastor (Senhor Jesus), sempre o corrige e indica a direção certa a seguir.

05 - “PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS, UNGES A MINHA CABEÇA COM ÓLEO, O MEU CÁLICE TRANSBORDA”: 
         Deus promete colocar um banquete espiritual e físico diante dos nossos inimigos. Todos que nos invejam, caluniam e mentem, serão testemunhas da grandeza do Senhor em nossas vidas através dessa mesa preparada. Ungir a cabeça com óleo significa a presença do Espírito Santo, o cálice transbordante é a prova de que o nosso Deus é exagerado, ou seja, para Ele não basta encher, tem que transbordar. Essa é a medida de Deus, ou seja, sem fim.

06 - CERTAMENTE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA; E HABITAREI NA CASA DO SENHOR POR LONGOS DIAS”: 
         Quem tem o Jesus como Senhor, é seguido pela bondade e misericórdia Dele. Por que esses dois atributos divinos são tão vitais para Seus filhos? Porque a bondade de Deus é que nos abençoa sem merecimento e a misericórdia faz com que Ele nos veja através do sangue de Seu Filho e nos dá perdão imediato para todos os pecados. Isso é necessário para que possamos habitar na Casa de Deus todos os dias de nossas vidas, e no porvir, com Ele pessoalmente no céu.

Que a sua vida transborde do 
poder do Espírito em todas as áreas!
Pr. Luiz Carlos da Silva  


Nenhum comentário:

Postar um comentário